NOTÍCIAS

Primeira colheita da horta da UBS da Vila Tesouro fez sucesso

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

Um quintal de terra que antes estava sem aproveitamento na UBS da Vila Tesouro, na região leste de São José, virou uma atração para um grupo de moradores que frequenta a unidade, nesta sexta-feira (18). 

Eles receberam pés de alfaces fresquinhos, colhidos na horta comunitária da UBS, plantados por Valdeval Januário, de 80 anos, que mora em frente à unidade e assumiu a horta com o coração.

Em um mês e meio, Garotinho, como ele é conhecido no bairro, transformou o terreno de cerca de 30 metros de comprimento e 5 de largura em uma horta pra ninguém colocar defeito.

Ele fez todo o processo de preparação da terra, ganhou um ajudante também morador do bairro, Antonio Francisco Mendes, e começou a plantar as sementes. As alfaces lisas foram a primeira colheita da UBS.

Na horta estão plantadas alface lisa e crespa, salsinha, cebolinha, brócolis, tomate, couve, pepino e cenoura. Serão plantados rúcula, chicória, quiabo e pimenta. Milho e feijão também estão nos planos do Garotinho.

“É muito bom mexer com a terra, sou do Paraná e sempre morei na roça. Meu sonho é ver essa tira de terra toda produzindo. Faz bem pra cabeça, minha memória até já melhorou”, disse.

Garotinho já ganhou a chave do portão que dá acesso à horta. “Ele pensa nessa horta o tempo todo, até de noite ele quer vir aqui olhar”, disse a esposa dele, Lourdes Januário.

Convite

Tudo começou quando a Adriana Molino de Moraes Mazzei, enfermeira gerente da UBS Vila Tesouro, parou numa manhã para conversar com Garotinho na frente da unidade e arriscou fazer o convite para que ele cuidasse da horta. Ele aceitou na hora.

“Foi uma felicidade pra nós. A Prefeitura trouxe o adubo e o Garotinho trouxe as primeiras sementes. Agora estamos distribuindo a primeira colheita”, afirmou Adriana. 

Eva Pereira dos Reis, que tinha acabado de participar do grupo de caminhada da UBS da Vila Tesouro, ganhou um pé de alface, se animou e ofereceu ajuda. “Isso é uma maravilha, colher um alface assim fresquinha da terra”, afirmou.

A primeira colheita de alface se foi rapidamente, outras virão. Depois de querer saber sobre todas as sementes, a menina Emmanuelli Araújo de Souza, de 6 anos, foi a última a ganhar sua parte, para presentear a mãe. “Achei tudo lindo”, disse.

Além da UBS da Vila Tesouro, também têm hortas comunitárias as unidades dos bairros Vila Tatetuba, Eugênio de Melo, Novo Horizonte, Vista Verde, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Americano, Telespark e Paraíso do Sol.

As unidades são mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos. A UBS do Telespark é gerenciada pelo INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde). As da Vila Tesouro, Vila Tatetuba, Eugênio de Melo, Novo Horizonte e Vista Verde são gerenciadas pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *