Com a parceria institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Poiesis e OC (Oficinas Culturais); Sesi; Sesc; e Parque Vicentina Aranha/Afac (Organização Social de Cultura), Porco Voador, Armazém da Pizza, Prato Food Hall, Destination, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promovem os espetáculos nos mais diversos gêneros (drama, comédia, teatro de rua, documentário, animação, circo, épico, musica, entre outros) para toda a família.
A abertura do 37º Festivale será na quinta-feira (31), no Teatro Municipal, com o espetáculo “Escola de Mulheres” — obra de Molière, dirigido, adaptado e traduzido por Clara Carvalho.
Entre os grupos teatrais, 18 são de São José dos Campos e os demais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. Participaram desta seleção 213 grupos de todo o Brasil.
Durante as semanas seguintes, além dos espetáculos teatrais, o Festivale oferecerá também ações formativas (debates, oficinas, exposições e workshops) para artistas e interessados na área, exposição fotográfica de Bob Sousa e a Festavale, que colore o festival de teatro com música.
No dia 10 de setembro, sobe ao palco do Teatro Municipal, às 20h, o grupo Os Geraldos, com o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim – Ou a Flor do Chico”, texto de Claudia Barral com a direção de Gabriel Villela, encerrando mais uma edição do Festivale com chave de ouro.
O Festivale – Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba – tem como objetivo valorizar a cultura, as artes cênicas e, especificamente, o teatro, contribuindo para o fortalecimento da criação, produção artística e integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais. Além disso, o festival também estimula a formação de público e presenteia a população de São José dos Campos e dos distrito de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier com espetáculos variados, de qualidade e gratuitos, garantindo acessibilidade à diversidade de expressões e linguagens.