NOTÍCIAS

São José implanta faixas de retenção para motos em cruzamentos

Beatriz Rosa


Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos implantou faixas de retenção de parada exclusiva para motos à frente dos demais veículos, nos semáforos de cinco cruzamentos da cidade.

A área de cerca de 4 metros é delimitada por duas linhas de retenção com a pintura de uma moto no solo, destinada exclusivamente à espera de motocicletas e posicionada junto à aproximação semafórica. A chamada “área de espera” está no Código de Trânsito Brasileiro.

O objetivo da nova sinalização, que já está sendo utilizada em grandes centros urbanos, é que as motos ocupem o espaço e, na abertura do semáforo, saiam antes dos outros veículos reduzindo conflitos e garantindo maior segurança aos motociclistas, além de maior agilidade nas saídas, após a abertura dos sinais, promovendo fluidez e segurança.

Atualmente, São José possui uma frota de mais de 477 mil veículos e as motocicletas representam 15% da frota.

Para o projeto piloto, foram selecionadas corredores viários e marginais que promovem conexões entre as regiões da cidade e possuem grande fluxo de veículos e motocicletas.

As cinco primeiras faixas de retenção de motos foram implantadas na Região Sul, nos seguintes cruzamentos:

-Avenida Cidade Jardim com a Praça das Bandeiras
-Avenida Cidade Jardim com Avenida Iguape
-Avenida Cidade Jardim com a Avenida Cassiopéia
-Avenida Sebastião Henrique da Cunha Pontes com a Avenida Andrômeda
-Avenida Sebastião Henrique da Cunha Pontes em frente ao posto de combustível Sete Estrelas


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Mobilidade Urbana

165 Replies to “São José implanta faixas de retenção para motos em cruzamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *