A Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, situada no bairro Corcovado, na região sul de Ubatuba, foi palco da 2ª pré-conferência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais em Ubatuba, na última terça-feira, 27 de fevereiro.
Esses encontros respondem a uma demanda desses grupos: receber o setor público em seus territórios para assegurar que suas vozes sejam ouvidas e políticas públicas sejam formuladas e executadas, levando em consideração o protagonismo desses povos.
Cristiano Kiririndju, coordenador de Políticas Públicas para Povos Indígenas da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de SP, compartilha que o atual momento é resultado de um processo iniciado com a construção do Conselho. “Esse avanço possibilita a cobrança efetiva de políticas públicas dentro dos territórios”, destaca.
O coletivo visa impulsionar iniciativas locais que reconheçam e fortaleçam uma diversidade de direitos, abrangendo território, aspectos socioambientais, economia, cultura, tradições e conhecimentos ancestrais.
A pré-conferência debate e reflete sobre as pautas das comunidades tradicionais e também promove sua valorização e salvaguarda.
“Em diálogo com a comunidade, podemos falar da importância de preservar nosso território e buscar junto ao setor público o apoio necessário para garantir a preservação do nosso modo cultural às próximas gerações”, destaca Awa Tupã Mirim, da etnia tupi Guarani.
Uirá Freitas, sociólogo da Secretaria de Assistência Social, destaca a importância de realizar as pré-conferências nos territórios tradicionais, fomentando o protagonismo e a visibilidade de suas propostas e demandas. Colhendo contribuições da base para a II Conferência, essa abordagem permite criar programas, projetos e políticas públicas que garantam o protagonismo desses povos.
O que são as pré-conferências?
As pré-conferências são um meio de reunir as demandas prioritárias, gerais e específicas, dos povos originários e comunidades tradicionais para fomentar a criação de programas e projetos que as atendam. E, durante a conferência, que será realizada no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, nos dias 21 e 22 de maio de 2024, validar essas propostas reunindo delegadas e delegados que representarão todos os povos e comunidades tradicionais do município.
Calendário das próximas Pré-conferências de 2024:
05/03, às 14h – Centro Comunitário do Quilombo do Sertão de Itamambuca
12/03, às 16h, Centro Comunitário do Quilombo da Caçandoca
19/03, às 16h, Casa de Farinha do Quilombo da Fazenda
26/03, às 16h, Campinho ou Escola do Camburi Quilombo do Camburi
09/04, às 14h, Centro Cultural Araponga – Caiçaras das regiões Norte e Sul
16/04, às 18h30, Centro Cultural Araponga – Caiçaras da região Central, Centro-Sul e Centro-Norte
23/04, às 9h, Aldeia Rio Bonito – Indígenas da Aldeia Rio Bonito