NOTÍCIAS

Prefeito autoriza reconstrução do CMEI Maria José de Mirada Burity, que terá oferta de vagas duplicada

Estrutura antiga, desgastada pelos muitos anos sem uma intervenção do poder público, e a necessidade de ampliação para atender mais crianças. Esta é a realidade que o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José de Miranda Burity, na Ilha do Bispo, está deixando para trás. Nesta quinta-feira (23), o prefeito Cícero Lucena autorizou o início das obras para que o equipamento seja reconstruído, ganhando novas salas, refeitório, cozinha, parquinho, entre outras áreas para ter a oferta de vagas ampliada de 150 para 300 crianças, dos seis meses aos 4 anos de idade.

Durante solenidade, Cícero Lucena adiantou que a Prefeitura ainda vai construir mais um CMEI na Ilha do Bispo e lembrou que já são 91 ordens de serviços assinadas para reconstrução e construção de equipamentos da Educação, com 35 já entregues. “Vamos fazer no padrão da Educação que nós queremos para nossas crianças, para que nessa fase tão importante da vida, os pequenos tenham a qualidade, conforto e tecnologia. Então, a minha alegria, minha felicidade é exatamente estar tendo essa oportunidade”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, lembrou que esse CMEI tem muitos problemas de infraestrutura, tanto que está sendo utilizada apenas uma parte da unidade de ensino – a outra foi interditada. Essa situação, infelizmente, é a mesma que a atual gestão encontrou em outros 45 equipamentos, entre creches e escolas, que agora estão ganhando um novo olhar.

“Eu gosto muito de fazer uma conta, é como se a cada mês da gestão a gente desse início a melhorias de infraestrutura em duas unidades, seja escola, seja creche. Mas, também, devolveu para a comunidade unidades novas, todas reconstruídas no padrão Cícero Lucena – com tecnologia, com salas Make, com espaço de recriação quando se trata de atendimento às crianças para a comunidade. A comunidade merece, os nossos alunos merecem um ambiente agradável para voltarem no outro dia, porque o espaço físico também faz com que a criança se sinta bem, além da melhorar a aprendizagem”, afirmou a secretária.

A diretora administrativa do CMEI, Maria José de Miranda Burity, Andréia de Souza, disse que trabalha na unidade há 19 anos e essa é a primeira vez que o local está recebendo uma obra de fato – uma intervenção que irá proporcionar a duplicação de vagas para atender a comunidade. “Eu ainda estou em estado de emoção. É um sonho nosso, é um desejo de ver essa melhoria na unidade aqui, pois o bairro precisa. É a primeira vez que a gente tem um olhar de um prefeito. Uma reconstrução, que vai ter  ampliação, para mim é muito significativo”, comemorou.

Confira todas as intervenções, com investimento de R$ 4,5 milhões, e prazo de conclusão de 10 meses:

Construção de 1 sala para creche II (0 a 1 ano);

Construção de 1 sala para creche II (1 a 2 anos);

Construção de sala para creche III (2 a 4 anos);

Construção de 1 sala para pré-escola (4 a 6 anos);

Construção de sala para administração;

Conste de sala para professores;

Construção de refeitório;

Construção de cozinha;

Construção de parquinho;

Construção de área de serviço;

Construção de reservatório inferior e superior;

Execução de climatização em ambientes;

Execução de acessos com acessibilidade;

Execução de piso tátil;

Execução de piso intertravado;

Execução de piso granilite;

Execução de medidas de prevenção contra incêndio;

Execução de padrão de entrada.