NOTÍCIAS

Com queda nas temperaturas, Governo de SP amplia Campanha do Agasalho nos municípios

Caixas que será entregues aos municípios para a Campanha do Agasalho

O Governo de São Paulo amplia a Campanha do Agasalho 2024 nesta semana com a previsão de queda das temperaturas para os próximos dias. A partir desta quarta-feira (26), todas as prefeituras do Estado começam a retirar no depósito do Fundo Social, localizado no bairro Jaguaré, o material necessário para dar início à campanha nos municípios. Cada cidade receberá 10 caixas e 10 cartazes da ação, que serão colocados em locais de maior visibilidade nas ruas. A distribuição do material vai até o dia 25 de julho.

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, lembra que a colaboração dos municípios é fundamental para o sucesso da campanha. “Cada cidade, ao se engajar e mobilizar sua comunidade, multiplica o impacto de nossas ações e, com isso, faz a diferença para milhares de pessoas em vulnerabilidade”.

As temperaturas caem nesta quinta-feira (27), com máxima de 22°C e mínima de 14°C. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil Estadual, a sexta-feria (28) tem novamente tempo mais quente, com mínima de 14°C e máxima de 27°C. Mas o frio volta novamente no sábado (29), com temperaturas entre 17°C e 23°C, e o domingo (30) permanece bastante gelado, entre 12°C e 16°C.

Cobertores novos

Com o slogan “Todos Precisam de um Manto”, a campanha deste ano busca estabelecer um paralelo entre o manto sagrado do esporte – as camisetas e bandeiras dos times – e o cobertor, item essencial para aquecer quem mais precisa durante o inverno. O foco está na doação de cobertores novos. Os interessados podem doar diretamente para o Fundo Social ou realizar um Pix de qualquer valor para a campanha.

Como nos anos anteriores, o Fundo Social também vai adquirir 125 mil cobertores com recursos próprios, que serão distribuídos entre os municípios paulistas, de acordo com índices de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além de cobertores, a campanha também aceitará doações específicas de itens de inverno como toucas, luvas e meias. Na capital paulista, os itens podem ser entregues no depósito do Fundo Social, no Jaguaré. É o mesmo local utilizado como centro de arrecadação e triagem para ação de ajuda humanitária em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Nos demais municípios, as prefeituras que aderiram a campanha serão responsáveis pela arrecadação e distribuição das doações. Ao fim da ação, cada município contabiliza as doações recebidas e doadas.

Jogadores

Este ano, a campanha conta com a participação de jogadores de futebol dos times paulistas, tanto da primeira quanto da segunda divisão. Vídeos semanais serão lançados nas redes sociais, destacando jogadores que falarão sobre a importância das doações. Esses vídeos serão divulgados nas redes sociais dos clubes, do Fundo Social (@fundosocialsp) e do Governo do Estado (@governosp).

Além das publicações online, a Campanha do Agasalho realizará duas ações surpresas durante jogos do Campeonato Brasileiro.

Como fazer doações

Cobertores novos e itens de inverno podem ser entregues no depósito do Fundo Social no Jaguaré, na zona oeste da capital paulista.
Fundo Social de São Paulo
Na Avenida Mário Guedes, 301 – Jaguaré
Horário : segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outra opção para colaborar é com doações em dinheiro na conta oficial da Campanha do Agasalho no Banco do Brasil. Os dados são:

Conta corrente nº 19.771-8,
Agência nº 1897-X,
CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98.
Pix: doacoesfussp@sp.gov.br

Noites Solidárias

Neste período de frio, quando as temperaturas atingem 10°C, a Defesa Civil e a Secretaria de Transportes Metropolitanos somam esforços para garantir uma estrutura de alojamento na estação Pedro II do metrô, atendendo à população vulnerável da capital. Paralelamente, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) do Governo de São Paulo também mantém um abrigo para até 100 pessoas por dia.

Esses abrigos oferecem colchões com lençol, travesseiro e cobertores, vagas específicas para mulheres com crianças, além de berços para bebês e banheiros com trocadores. Além disso, são disponibilizados banhos quentes e refeições diárias para os abrigados.

Por meio da Campanha do Agasalho, o Fundo Social de São Paulo contribui com o “Noites Solidárias” enviando cobertores novos. Para a ação deste último fim de semana, o FUSSP destinou 400 cobertores arrecadados na campanha do ano passado.