NOTÍCIAS

Presidente Prudente realiza audiência pública para definir cursos – IFSP – Portal Institucional

Presidente Prudente realiza audiência pública para definir cursos

Encontro será em 16 de maio na Câmara Municipal

Compartilhar   WhatsApp    

Uma audiência pública será realizada no próximo dia 16 em Presidente Prudente para discutir quais cursos serão implementados no câmpus do Instituto Federal de São Paulo. A audiência será realizada na Câmara Municipal, às 19h.

Essa será a primeira das audiências programadas, e as demais se darão nos meses de junho e julho de 2023. No intervalo entre as audiências públicas, serão coletados os dados sociais, econômicos e educacionais da cidade e região para discuti-los junto à comunidade, escolhendo-se também o eixo tecnológico mais adequado ao arranjo produtivo local.

Além da população, representantes de entidades como sindicatos, ONGs e associações devem participar do debate. “Sempre antes de iniciar as atividades em um local, procuramos ouvir o público para saber o que é viável e o que atenderá às necessidades da região. Por isso, é importante a participação da sociedade nessa audiência pública”, acrescentou o diretor-geral do câmpus, José Roberto da Silva.

A sede do novo câmpus abrigou a antiga Escola Municipal Professora Nirma Jorge, e está situada na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no Bairro Aeroporto, passando por um processo de adequação do local. O investimento até o momento é de R$ 380 mil.

A previsão é que, a partir do segundo semestre de 2023, sejam oferecidos inicialmente cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). “Com a liberação de códigos de vagas e com a definição dos eixos tecnológicos/cursos, no início de 2024 já devemos ter curso regular em andamento (técnico concomitante/subsequente ou técnico integrado ao ensino médio)”, afirma Silva.

A unidade poderá atender até 800 estudantes quando em pleno funcionamento; para isso o IFSP já iniciou as tratativas, junto à prefeitura e à Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, para a doação de um terreno voltado à construção das futuras instalações do Câmpus Presidente Prudente, que comporte essa nova realidade estrutural. Há a pretensão de investimento da ordem de R$ 12 milhões para a construção.