IFSP participa do V Encontro Nacional de Psicólogos da Rede Federal
Evento teve como objetivo o fortalecimento da atuação dos psicólogos no âmbito das Instituições de Ensino Federais
Psicólogos de diversos câmpus do IFSP participaram do V Encontro Nacional de Psicólogos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Câmpus Recife. O evento, realizado entre os dias 26 a 29 de abril, teve como tema “Múltiplas Facetas da Psicologia na Rede Federal: (des)conexões”.
O encontro apresentou como principais objetivos o fortalecimento da atuação dos psicólogos no âmbito das Instituições de Ensino Federais, em especial nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do País, com a interlocução, compartilhamento e divulgação de saberes, práticas, produções técnicas e científicas dos profissionais da rede, bem como a geração de discussões e reflexões acerca das ações realizadas no campo da Psicologia, visando a construção de diretrizes para o desempenho dos profissionais da referida área no âmbito público da educação técnica e tecnológica.
O evento contou com atividades diversas, como mesas-redondas, comunicações orais, atividades autogestionadas e culturais.
No dia 28 de abril, os servidores participaram do “Abraço pela Paz”, com toda a comunidade do IFPE, em comemoração ao Dia Mundial da Educação.
O IFSP também marcou presença no evento com a apresentação dos seguintes trabalhos: “A (auto)escuta do sinto mal: formação socioemocional para professores da rede municipal de ensino de Monte Mor/SP”, pelos servidores Adriano Costa Prado (Câmpus Campos do Jordão), Marina Roquette Lopreato (Câmpus Hortolândia) e Rafael Barreto de Castro (Reitoria); “Tia, o ensino médio é tudo: significações constituídas por estudantes de um câmpus da Rede Federal”, pela servidora Carla Cristina Kawanami (Câmpus Registro), e “Relato de pesquisa de pós-graduação stricto sensu que investigou os processos identitários profissionais de docentes de um Instituto Federal”, pela servidora Solema Sanches Valverde (Câmpus Jundiaí).
No dia 29, o evento foi encerrado com a produção da Carta de Recife, documento no qual a plenária do encontro reivindica, entre outras questões, a composição de um quantitativo adequado de profissionais para atendimento das demandas educacionais e de formação específica para atuar na Rede Federal. A carta foi entregue, em 05 de maio, pela Reitoria do IFPE ao diretor de Desenvolvimento da Rede (DDR) da Setec/MEC.