Sorocaba

Após décadas de espera, Avenida Três de março tem iniciadas obras de pavimentação, duplicação e outras melhorias – Agência de Notícias

Fotos: Marcel Herrera/Secom

Com as mãos sobre os olhos cerrados protegidos do sol, abrindo um largo sorriso, Dona Maria de Fatima Batista da Silva, moradora do bairro Aparecidinha, exclamou: “E não é que vai sair mesmo!”, e voltou a sorrir.

A simpática moradora do tradicional bairro de Sorocaba, que reside há 32 anos no local, relatou a satisfação com o feito. “Agora, vai ficar muito bom mesmo”, disse, apontando para a direção das obras.

A fala aliviada de Dona Maria traduz a de muitos moradores do bairro e também das pessoas que usam a via. Após décadas de espera, na manhã deste sábado (20), a Prefeitura de Sorocaba deu início às obras de pavimentação, duplicação e outras melhorias na Avenida Três de Março, em um trecho de seis quilômetros, compreendido entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no bairro Alto da Boa Vista, até a Rua Quirino de Mello, em Aparecidinha.

A obra é financiada pela Corporação Andina de Fomento (CAF), sendo que a empresa credenciada para executar a obra é a construtora Casamax, com contrato de R$ 45.198.406,29 e prazo de entrega de 18 meses. Trata-se de um empreendimento que consta na relação de ações do programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento e iniciar novos projetos. “Não é uma obra simples, nem tão rápida, mas a temos a certeza de que vai transformar a vida de milhares de sorocabanos. Em dois anos de Governo estamos entregando um sonho de décadas da população”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

A intervenção está definida em três fases, sendo que, do trecho entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e a Av. Francisco Roldão Sanches, haverá completa requalificação do pavimento, refazendo a ciclovia e o canteiro central, implantação de pavimentação, drenagem, rede de iluminação com tecnologia LED e sinalização viária.

O segundo trecho, da Av. Francisco Roldão Sanches até o viaduto da Rodovia Celso Charuri, receberá redes de drenagem, de água e esgoto, pavimentação com pista de dupla mão de direção, ciclovia e calçada em todo o trecho, além de rede de iluminação com tecnologia LED e sinalização viária. E, entre esse viaduto e a Rua Quirino de Melo, haverá também adequação da rede de drenagem, requalificação da pavimentação, implantação de ciclovia, calçada, rede de iluminação com tecnologia LED e sinalização viária.

Devido às intervenções, a Secretaria de Mobilidade (Semob) orienta os usuários da via a redobrem a atenção ao transitar pelo local. O objetivo com a obra é obter cada vez mais qualidade e agilidade no deslocamento de quem mora na região de Aparecidinha e que precisa conectar-se com o Alto da Boa Vista, evitando a utilização da Rodovia Senador José Ermírio de Morais (Castelinho), via que será a alternativa de fluxo durante as obras.

O gerenciamento da obra está sob a responsabilidade do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), da Prefeitura de Sorocaba. “Esse é um momento muito especial para a cidade. Para garantir que seja entregue uma obra de muita qualidade, estamos contando com uma equipe muito competente, além de uma parceria sólida com empresa séria do mercado”, salientou a superintendente do CADI, Jessica Pedrosa.

Estiveram presentes na solenidade de início das obras o prefeito Rodrigo Manga; a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato; os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo); Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade (Semob); Cilene Chabuh Bordezzan, de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema); Luciana Mendes, de Administração (Sead); Luis Henrique Galvão, de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim); João Alberto Corrêa Maia, de Governo (Segov); Anselmo Neto, de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert); Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom), Alexandre Caixeiro, de Segurança Urbana (Sesu); Marcio Carrara, da Educação (Sedu) e  Marcelo Regalado, da Fazenda (Sefaz); além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancelara, e da superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

Também compareceram os vereadores Cláudio Sorocaba, João Donizeti, Fábio Simoa, Cristiano Passos, Luís Santos, Vinícius Aith e Fausto Peres. A solenidade contou, ainda, com a participação do diretor-geral da Casamax, Gleiber Faria; do Pe. Ricardo Chizzolini; do Pastor Elias e dos líderes comunitários Seu Dimas, Paulino Terra Nova, Marcos do Nikkey, Guga do Cavaco e Rogério Marques.

Durante o evento, a população teve à disposição serviços de saúde, como aferição de pressão e exames de glicemia, pela Secretaria da Saúde (SES); além da oferta de cursos profissionalizantes, por meio da Uniten (Universidade do Trabalhor, Empreendedor e Negócios), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e vagas de emprego, por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) da Secretaria de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional.  Houve, paralelamente, sessões de massagem relaxante e doações de mudas, pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar.

“MegaBazar Solidário”

Além das excelentes novidades, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), lançou, na manhã deste sábado (20), também em Aparecidinha, o “MegaBazar Solidário”.

A iniciativa tem como objetivo destinar peças de roupas novas ou em ótimo estado de conservação às diferentes comunidades da cidade. São vestuários variados, incluindo modelos infantis, juvenis e para adultos, contemplando estações de verão ou inverno. Cada munícipe pode retirar até 10 unidades de roupas.

Mais informações sobre o “Mega Bazar Solidário” podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3238-2503.

 

Colaborou: Eduardo Santinon (Secom).