Vale da Grama protocola o pedido de Indicação Geográfica no INPI
O projeto foi desenvolvido através do apoio do IFSP e Sebrae — ER São João da Boa Vista
No dia 4 de julho, foi protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial — INPI, o pedido de IG — Indicação de Procedência, para o Café do Vale da Grama, num trabalho desenvolvido colaborativamente entre o Instituto Federal de São Paulo, Sebrae e a Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama.
A IG-Indicação de Procedência refere-se a um nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que tenha se tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. Para João Paulo Pereira, administrador do IFSP e coordenador local do projeto, “o Vale da Grama se destaca cada vez mais na produção de cafés especiais, e o registro de IG vai garantir ao consumidor a origem, qualidade e rastreabilidade dos cafés produzidos”.
O impacto das indicações de procedência vem da promoção do desenvolvimento regional, uma vez que valoriza diversos aspectos regionais ligados à origem dos produtos. Para Valdir Duarte, presidente da Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, “A IG é um instrumento de desenvolvimento territorial onde os beneficiários não serão apenas os cafeicultores, mas grande parte da cadeia produtiva, incluindo outros setores e segmentos como turismo, comércio, gastronomia e artesanato. O Vale da Grama é um lugar maravilhoso, e estamos felizes pela conclusão dessa etapa, ao mesmo tempo que ficamos na expectativa da devolutiva do INPI”.
Segundo Julia Guaragna, gestora estadual e coordenadora do projeto de IG pelo SEBRAE SP, a governança da região do Vale da Grama foi decisiva ao longo desses quase dois anos de desenvolvimento desse processo, e se fortaleceu muito. “Terão daqui para frente ainda mais oportunidades, e as portas do mercado estarão cada vez mais abertas para produtos especiais e diferenciados como o Café do Vale da Grama”, analisa.
O projeto, objeto do contrato de prestação de serviço realizado entre o IFSP e o Sebrae, ainda tem mais dez regiões do estado de São Paulo com estruturação de documentos para depósito de pedidos de IG. Com data de encerramento em março de 2024, pretende-se dobrar o número atual de IGs do estado e inseri-los em um novo patamar no cenário de comércio de produtos e serviços.