Ícone do site JORNAL BAIXADA SANTISTA

Professora do IFSP se destaca em competição de impressão 3D de alimentos – IFSP

O evento fez parte das atividades da Campus Party 2023 em São Paulo, com objetivo de incentivar pesquisas na área

Professora Eline Welter, do IFSP Campus ItapetiningaA professora de informática Eline Welter do Campus Itapetininga do IFSP se destacou na competição Printer Chef, que aconteceu durante a Campus Party São Paulo 2023. Formada em Sistemas de Informação e com Mestrado em Ciência da Computação, não tinha experiência em culinária antes da competição, mas conseguiu chegar à final brasileira, representando o estado de São Paulo, competindo com profissionais e estudantes de gastronomia.

A competição Printer Chef foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia de Alimentos (Abia) e da empresa 3D Systems. O objetivo da competição foi promover a impressão 3D de alimentos e incentivar a pesquisa e desenvolvimento nessa área.

A competição foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, os participantes tiveram que criar um prato salgado que harmonizasse com uma flor de mandioquinha impressa em 3D. Na segunda etapa, os participantes tiveram que criar um prato salgado e uma sobremesa em uma hora e meia, utilizando ingredientes obrigatórios como pimentão vermelho e amarelo, broto de feijão e pimenta de cheiro. Na final, os participantes tiveram que criar um prato salgado e uma sobremesa 100% veganos em uma hora e meia.

Eline venceu a primeira etapa com um purê de batata com parmesão acompanhado de frango ao molho. Na segunda etapa, ela fez uma lasanha vegetariana de berinjela e um creme de limão siciliano coberto com caramelo salgado. Na final, ela ficou em terceiro lugar, representando o estado de São Paulo na final brasileira.

A professora ressalta a surpresa com sua performance na competição. “Eu nunca tinha feito nada parecido antes e não imaginava que poderia chegar tão longe. Foi uma experiência incrível e aprendi muito sobre impressão 3D de alimentos.”

Ela também afirma que está animada para levar sua experiência para o seu trabalho como professora. “Eu quero mostrar aos meus alunos as possibilidades futuras do avanço da ciência e tecnologia de que será possível imprimir alimentos em casa em breve”, diz ela. “A impressão 3D de alimentos é uma tecnologia revolucionária que tem o potencial de mudar a forma como nos alimentamos.”

Sair da versão mobile