Fotos: Fábio Rogério (Cortesia – Cruzeiro do Sul)
A 2ª edição do Concurso de Desenho Cruzeirinho chegou à etapa de premiação. O projeto da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), reuniu 446 trabalhos inscritos, de 79 escolas municipais, e premiou, na manhã deste sábado (12), os finalistas selecionados. O tema escolhido foi “Sorocaba e o Cruzeiro do Sul, 120 anos caminhando juntos.”
A comissão julgadora do concurso que definiu os vencedores foi formada pela professora e educadora Maria Dorotea Senger Cézar e pelos artistas plásticos Pedro Lopes e Tânia Barbosa Pagliato.
O prefeito Rodrigo Manga compareceu à cerimônia e enalteceu a iniciativa. “Todo projeto que envolva a capacidade criativa das crianças e adolescentes em um trabalho artístico tem extremo valor de importância. Parabéns à FUA pela iniciativa e que venham mais concursos nos próximos anos”, disse.
Também estiveram presentes, na cerimônia de premiação realizada no auditório da FUA, os secretários municipais Marlene Leite, da Educação (Sedu), Luiz Antonio Zamuner, de Cultura (Secult) e Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom); mais o presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral, Hélio Sola Aro; o diretor do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral, Laelso Rodrigues; o gestor da Fundação Ubaldino do Amaral, Pedro Gimenes; a diretora do Colégio Politécnico, Luciane Durigan; o editor-chefe do Jornal Cruzeiro do Sul, Sérgio Coelho; a coordenadora de Planejamento Estratégico da Sedu, Camila Cardia; demais membros da diretoria da FUA, do Jornal Cruzeiro do Sul, além de professores, pais e alunos da rede municipal.
“Esse é um lindo projeto, que traz envolvimento das crianças com a família e a comunidade. O concurso de desenho colabora com a reflexão e a atividade artística das crianças, que têm o papel fundamental de transformar nossa sociedade”, destacou a secretária da Educação, Marlene Leite.
Para o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, o concurso agrega também aos valores culturais da cidade. “Além do enriquecimento cultural, atividades, como essa, contribuem para o surgimento de potenciais e futuros artistas em Sorocaba”, salientou.
“Para que as crianças fizessem os desenhos, elas elaboraram pesquisas, refletiram sobre o tema, praticaram leitura e discutiram em sala de aula. Sem dúvida, foi uma atividade muito rica”, pontuou o presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral, Hélio Sola Aro.
Confira a lista completa de estudantes e professores vencedores do 2º Concurso de Desenho Cruzeirinho:
Categoria: Berçário, Creche I, Creche II e Creche III (professores)
1º lugar
CEI-80 “Ana Rosa Judice M. Z. de Oliveira”
Professora: Amanda Scarlet dos Santos
2º lugar
CEI-88 “Prof.ª. Vera Ap. Guariglia dos Santos”
Professora: Érica Cardoso Simões Borges
3º lugar
CEI-83 “Maria Carmen Rodrigues Saker”
Professora: Raissa Aparecida Caproni Sposito
Categoria: Pré I e Pré II
1º lugar
E.M. “Tereza Ciambelli Gianini”
Estudante: Arthur de Paula Inocêncio Costa
2º lugar
E.M. “Tereza Ciambelli Gianini”
Estudante: Gael Maurício Pelandra Giandoni
3º lugar
CEI-22 “Dr. Victor Pedroso”
Estudante: Raphaela Silva do Nascimento
Categoria: Ensino Fundamental Anos Iniciais
1º lugar
E.M. “Inês Rodrigues Cesarotti”
Estudante: Heloisa Rodrigues dos Santos
2º lugar
E.M. “Hélio Rosa Baldy”
Estudante: Alice de Proença Oshiro Santos
3º lugar
E.M. “Matheus Maylasky”
Estudante: Melissa Prestes Alves Siqueira
Categoria: Ensino Fundamental Anos Finais
1º lugar
E.M. “Dr. Achilles de Almeida”
Estudante: Ana Laura Castro da Rosa
2º lugar
E.M. “Dr. Achilles de Almeida”
Estudante: Ana Laura Alamino Barbosa
3º lugar
E.M. “Dr. Achilles de Almeida”
Estudante: Graziely Aparecida de Oliveira
Prêmio extra (voto popular)
E.M. “Dr. Achilles de Almeida”
Estudante: Ana Laura Castro da Rosa
Prêmio extra
E.M. “Dr. Achilles de Almeida”
Estudante: Júlia dos Santos Costa