Sonho antigo dos mineiros que vivem no Triângulo, as obras de recuperação na Avenida Filomena Cartafina já são uma realidade. As intervenções do Governo de Minas em trecho de 28,4 quilômetros entre as estradas AMG-2595 e AMG-2510, junção que forma o importante corredor de acesso rodoviário, vão dar mais tranquilidade e segurança para mais de 350 mil pessoas que vivem e circulam pela região.
“É uma alegria estar novamente em Uberaba para inaugurar as obras da Avenida Filomena Cartafina. Essa rodovia liga Uberaba até o Distrito Industrial III, que é um dos maiores polos de fertilizantes do Brasil e, por aqui, passam mais de 2 mil trabalhadores todos os dias. Por isso, a gente sabia que essa obra era uma necessidade”, disse o vice-governador Professor Mateus, que também vistoriou a área das intervenções.
A recuperação contempla 24 quilômetros de pista duplicada, no trecho que conecta o município ao Distrito Industrial III, e 4,4 quilômetros de pista simples, em parte da rodovia que liga o distrito à BR-050.
“Hoje, estamos aqui entregando uma rodovia que recebeu a recuperação total do pavimento e uma sinalização completamente nova. Agora, é uma via segura que vai permitir um desenvolvimento ainda maior de todo setor de fertilizantes daqui da região”, ressaltou o diretor-geral do Departamento de Estrada de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.
Mais segurança e mobilidade
Caminhoneiro há 36 anos, Marcondes Antônio de Oliveira transita há 25 anos pela Avenida Filomena Cartafina. Segundo ele, a estrada tinha muitos buracos que já prejudicaram diversas vezes o seu veículo. Mas, agora, com a recuperação da via, será melhor e mais seguro para o seu trabalho e também de outros colegas de profissão.
“Com essa recuperação, você melhora tudo: os caminhões não vão quebrar, e o fluxo e a entrega vão ser bem mais ágeis. Além dessa estrada, eu consigo ver avanços também em outras. As ações do Governo de Minas têm melhorado muito o nosso cotidiano”, avaliou Marcondes.
Obra histórica
A obra executada no local – de recuperação funcional – representa uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total. O serviço foi realizado em três etapas, começando com o tapa-buraco e remendos profundos, dependendo do caso, além da colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir o pavimento. Em seguida, foi aplicada uma camada de revestimento asfáltico, que é a camada superior que resiste diretamente às ações do tráfego. Por fim, a obra foi finalizada com a pintura da sinalização, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da colocação de novas placas e restabelecimento dos dispositivos de drenagem.
Até o momento, mais de R$ 45 milhões já foram investidos e a previsão é que os recursos do custeio da obra cheguem a R$ 51,7 milhões, conforme dados da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). Todos esses valores foram viabilizados por meio do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais.
Vale destacar, também, que esses avanços foram positivos devido ao empenho dos profissionais que trabalharam para a recuperação a rodovia. Até o momento, a obra já gerou 481 empregos diretos e 163 indiretos.
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