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Dia do professor: SP foca na contratação e melhora na condição de trabalho na escola

No domingo (15) em que se comemora o Dia do Professor, a Secretaria da Educação do Governo de SP (Seduc) realiza as provas para contratação de professores que atuarão no Itinerário Formativo de Ensino Técnico do Ensino Médio em 2024. A seleção é parte integrante de um processo de valorização do profissional que a pasta tem trabalhado desde o início da gestão.

Este ano, o Governo de SP realizou concurso público para contratação de 15 mil professores efetivos, distribuiu mais de R$ 450 milhões em bônus à categoria, contabilizou até o momento um investimento de R$ 561,2 milhões em obras em escolas e creches e deu início ao programa “Psicólogos na Escola” para melhorar o ambiente escolar.

De acordo com o secretário da Educação, Renato Feder, o objetivo é seguir com investimentos e contratação de professores. “A valorização do profissional é uma missão deste governo, entendemos que esta é uma dívida que temos com a categoria mais importante do país, aquela que forma todas as outras, que educa nossas crianças, jovens e adultos”, afirmou.

Ensino técnico

O processo seletivo deste domingo vai contratar professores para cerca de 1.200 escolas nas 91 Diretorias de Ensino da rede estadual paulista que, em 2024, terão turmas de ensino profissional técnico. Os professores serão contratados para dar aulas em 10 diferentes cursos: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, apoio pedagógico na educação básica, enfermagem, farmácia, hospedagem (hotelaria), logística e vendas. O ensino técnico integrado ao Ensino Médio é uma aposta da gestão e que vai garantir novas oportunidades para os professores.

A remuneração dos selecionados será de R$ 5,3 mil para jornada de 40 horas semanais e de R$ 3,3 mil para jornada de 25 horas semanais. Excepcionalmente, professores poderão ser contratados para carga horária menor. O prazo de validade do processo seletivo simplificado é de um ano, a partir da publicação da classificação final.

Infraestrutura

Até o fim de setembro, o governo de São Paulo entregou 668 obras em escolas e creches. Ao todo, foram investidos R$ 561,2 milhões, considerando tanto as obras executadas via Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), ligada à Seduc-SP, como aquelas realizadas por meio de acordos com prefeituras municipais.

Mais de 372 mil alunos foram beneficiados pelas intervenções em 648 escolas do estado. As obras incluem reformas de quadras, cozinhas, refeitórios e salas de aula, além de intervenções em telhados, revitalização de fachadas e execução de obras de acessibilidade.

Para Feder, as reformas proporcionam transformação no ambiente escolar, e, consequentemente, o aumento da motivação de alunos e professores.

Bônus

Este ano, a Seduc-SP pagou mais de R$ 450 milhões em bônus a 181.702 profissionais da rede que atuam nas mais de 5.000 escolas e nos órgãos administrativos da pasta. A média paga aos trabalhadores foi de R$ 2,4 mil.

A partir de 2024, o pagamento terá como base os resultados da educação paulista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as condições estruturais das escolas e perfil das unidades e alunos matriculados.

O Ideb é o índice nacional calculado a partir do resultado nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e dos dados de aprovação escolar.

Psicólogos na Educação

Uma das iniciativas que também viabiliza a melhoria das condições de trabalho dos professores é o “Psicólogos na Educação”. São 550 profissionais atrelados ao Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva). A contratação beneficia todas as regiões do Estado e tem como objetivo melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e construir ambientes escolares com climas cada vez mais harmônicos e saudáveis.

O programa prevê que esses profissionais atuem principalmente em conjunto com os professores orientadores de convivência (POCs) e diretores escolares e, em nível regional, com os professores especialistas em currículo (PECs) do Conviva, a fim de apoiar o desenvolvimento de ações do plano de melhoria da convivência escolar.

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