Com a missão de cuidar e salvar vidas, a Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba registrou números expressivos de atendimento em 2023, com recordes que só comprovam a dedicação de suas equipes na assistência a moradores e turistas. Ao longo do último ano, foram 167.887 atendimentos, uma média de mais de 450 pacientes por dia.
Os dados mostram que o número de pacientes atendidos superou o de 2022, quando 150.344 pessoas receberam atendimentos no hospital. A comparação é ainda maior quando se trata de 2021, ano em que a Santa Casa atendeu 130.776 pessoas de todas as idades.
O levantamento do hospital em 2023 registra ainda 229.586 exames laboratoriais, 96.999 exames de raio-x, 10.768 tomografias, 9.413 ultrassons, 4.982 internações e 943 partos. Em todos os índices analisados houve aumento dos serviços oferecidos à população nos últimos anos.
A diretora-geral da Santa Casa, Dra. Paula Nicoletti, lembrou que diversas adequações realizadas permitiram ampliar os atendimentos e melhorar o bem-estar dos pacientes e colaboradores.
“No último ano, aumentamos o número de médicos para atendimento no Pronto-socorro, agora temos cinco profissionais durante o dia e outros quatro para o período da noite. No setor da Emergência também colocamos mais um médico fixo, somando dois profissionais somente para atender casos de urgência e emergência”, explicou a diretora.
“Adquirimos todo o enxoval do hospital, com lençol, fronha, roupas cirúrgicas e camisolas. Antes tudo isso era alugado e hoje temos os materiais próprios e apenas o serviço de lavanderia é terceirizado”, ainda ressaltou Dra. Paula.
Entre as melhorias recebidas pela Santa Casa em 2023, destacamos ainda a reestruturação do setor de Ambulatório, responsável pela execução de alguns serviços eletivos da Secretaria Municipal de Saúde. O início do atendimento de Otorrinolaringologia para pacientes encaminhados pela Rede Municipal de Saúde também foi uma novidade, com um especialista para cuidar de áreas como ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.
No último mês de dezembro, a Santa Casa inaugurou, dentro do hospital, uma Sala de Fisioterapia. O espaço foi cuidadosamente projetado para oferecer tratamento especializado a pacientes internados que necessitam de recuperação e reabilitação.
Além da estrutura física, também foram implantados programas que garantem um ambiente mais humanizado dentro do hospital, com estratégias médicas e administrativas para conhecer as necessidades dos pacientes e tornar os atendimentos mais eficientes. “Criamos o Núcleo de Humanização e Segurança do Paciente com equipes multidisciplinares para acolher e ajudar as pessoas em todas as suas demandas e fragilidades durante o atendimento, internação, exame, acompanhamento ou visita”.
Para os colaboradores foi criado o Programa de Saúde do Trabalhador (Prosat) com acompanhamento de especialistas médicos e que também serve para denúncias de assédio, tanto moral como sexual, no ambiente de trabalho.
“Outra medida importante foi a reativação de todos os comitês, como de óbito, controle de infecção hospitalar, ética, entre outros, que possuem extrema seriedade dentro de uma unidade de saúde”, elencou Paula.
Para finalizar, a médica ressaltou que em 2023 os recursos destinados à Santa Casa foram aplicados com excelência. “O aumento no número de atendimentos não é uma notícia boa de se comemorar, pois o ideal é que a população não adoeça. No entanto, também podemos analisar que com a melhora na estrutura da Santa Casa pudemos abrir mais espaço para o atendimento de pacientes que antes, talvez, não estivessem sendo adequadamente assistidos”.