O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto foi palco do primeiro dia da Conferência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Ubatuba, realizado nessa terça-feira (21). Com mais de 200 participantes, o evento deste ano tem como tema: “O protagonismo dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais nas políticas públicas”.
O encontro reuniu delegados e delegadas das comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, eleitos em nove pré-conferências realizadas entre fevereiro e abril deste ano, assim como membros da comissão organizadora, representante das secretarias municipais, de órgãos públicos estaduais e federais, conselhos municipais e organizações não governamentais.
Estavam presentes, o Instituto de Terra do Estado de São Paulo (Itesp), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, representantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e da Criança e do Adolescente, Instituto Capiá, Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara, entre outras organizações.
Programação
Após o credenciamento dos participantes, deu início à cerimônia de abertura do evento. Com a fala dos representantes das aldeias, quilombos e comunidades tradicionais caiçaras, houve a apresentação geral sobre a metodologia da conferência realizada pelo sociólogo da Secretaria de Assistência Social, Uirá de Freitas Alves.
Na sequência, a plenária se dividiu em grupos que trataram as propostas dos eixos temáticos Infraestrutura e Direito ao Território; Transporte e Segurança Pública; Trabalho, Renda e Pesca Artesanal; Assistência Social e Soberania Alimentar e Nutricional; Saúde e Saneamento Básico; Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Educação, Inclusão Digital, Esporte e Lazer e Cultura e Identidade. Após o lanche da tarde, cada subgrupo deliberou três demandas prioritárias por eixo temático.
“O dia de ontem foi importante porque tivemos que escolher os temas centrais. E acredito que as escolhas foram muito assertivas e trará soluções importantes para todos”, ressaltou Dayéli Soares, uma das delegadas da conferência, representando os caiçaras da região norte do município.
A Conferência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais tem programação até às 19h30 desta quarta-feira, dia 22, no Teatro Municipal.
Confira a programação completa:
9h às 10h – Credenciamento + Café da manhã
9h30 às 10h – Apresentação Cultural Indígena
10h às 10h15 – Apresentação geral da Conferência
10h15 às 12h30 – Eixos temáticos (4 salas – 2 eixos por sala)
12h30 às 13h30 – Almoço
13h30 às 17h – Encaminhamentos e Desdobramentos
17h às 17h30 – Lanche da tarde
17h30 às 18h30 – Plenária Final Eixo Temático
18h30 às 19h – Encerramento
19h às 19h30 – Apresentação Cultural Caiçara