Ícone do site JORNAL BAIXADA SANTISTA

SMAS inaugura nova sede de unidade de reinserção social destinada a famílias no Grajaú – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Transferida para a Zona Norte, URS Maria Tereza Vieira é mais espaçosa. Crédito: Mariana Rocha / SMAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) inaugurou, nesta terça-feira (28), a nova sede da Unidade de Reinserção Social (URS) Maria Tereza Vieira, destinada ao acolhimento de famílias, no Grajaú. Com a mudança, os acolhidos passam a contar com mais conforto, em um terreno arejado e amplo, além de uma localização mais central, que facilita o acesso a serviços e amplia as oportunidades de empregabilidade. Anteriormente, a unidade funcionava na Taquara, na Zona Oeste.

A URS Maria Tereza Vieira é voltada ao acolhimento institucional provisório de núcleos familiares. Trata-se de uma unidade de alta complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O serviço integra a rede de acolhimento que garante moradia provisória e proteção a famílias em situação de vulnerabilidade social ou com vínculos fragilizados.

– Achei tudo perfeito aqui, e muito arejado! Estou na unidade há um mês e daqui a um tempo eu, meus dois filhos e meu marido vamos embora. Ele já está trabalhando -, comemora Tatiane Siqueira, de 32 anos, acolhida da unidade que veio com a família de outro estado e tenta reconstruir a vida no Rio.

A propriedade onde passa a funcionar a URS foi doada à Prefeitura do Rio pelo Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, que reúne instituições e entidades que dão suporte a políticas públicas voltadas a esse público. Atualmente, dez famílias, em um total de 35 pessoas, estão em acolhimento.

– O mais importante para nós é mostrar que há vontade de mudar, para que tenhamos uma política de assistência social mais justa e inclusiva. Com a ajuda da Justiça, de quem recebemos esta casa, conseguimos construir essa possibilidade de trazer as famílias para cá. Esta é a finalidade da assistência: sempre tentar melhorar a vida das pessoas e a política pública -, afirma o secretário municipal de Assistência Social, Augusto Ribeiro.

O espaço conta com uma casa de dois andares na parte da frente, onde ficam alguns quartos e as salas de atendimento das equipes técnicas da SMAS, e uma segunda construção nos fundos, com cozinha, espaço de convivência, lavanderia e mais quartos.

– Essa mudança é muito importante, porque viemos com as famílias para uma área mais residencial, com estrutura mais semelhante à de uma casa para os acolhidos. O local é mais central e vai facilitar toda a vida delas em relação a serviços de saúde, educação, à reinserção no território e à busca por empregabilidade -, explica a responsável pela 2ª Coordenadoria de Assistência Social (CAS), que abrange a Zona Sul e parte da Zona Norte, Claudia Lasry.

Subsecretária de Proteção Social Especial da SMAS, Jéssica Oliveira de Almeida agradeceu às instituições parceiras e à equipe técnica pelo esforço que levou à entrega da nova sede.

– Num trabalho articulado, conseguimos fazer as adequações necessárias para garantir a segurança, o acolhimento e a proteção integral dessas famílias. Agradeço a toda a equipe técnica, que vai continuar este trabalho indispensável, potente e comprometido -, elogia a subsecretária.

Categoria:

  • 29 de abril de 2026
  • Marcações: Sistema Único de Assistência Social SUAS Unidade de Reinserção Social URS

    Sair da versão mobile