A qualidade do atendimento à população é cotidianamente construÃda por muitas mãos e por muitos ouvidos. Neste sábado (16), celebra-se o Dia Nacional do Ouvidor, profissional apto a receber, intermediar e encaminhar as manifestações da população, incluindo reclamações, sugestões, elogios, denúncias e solicitações em geral.
Na Prefeitura Municipal de João Pessoa, o cidadão conta com o serviço de Ouvidoria através da Secretaria Executiva da Transparência Pública, vinculado à Controladoria Geral do MunicÃpio. Apenas este ano, 750 demandas foram registradas, dessas 522 já foram resolvidas, representando 80% de resolubilidade, e mais 228 estão em tratamento. Como forma de ficar cada vez mais próximo ao cidadão, existe o serviço de Ouvidoria via atendimento de WhatsApp (98841-9383).
O controlador geral do MunicÃpio, Diego FabrÃcio Albuquerque, ressaltou que o ouvidor é o elo entre a população e a gestão municipal. âAtravés desse profissional torna-se possÃvel consolidar polÃticas alinhadas à necessidade e ao interesse público. Então, hoje é dia de festejar e parabenizar esse profissional que realiza uma escuta ativa e atenta à necessidade do cidadãoâ, disse.
Assim como o controlador, o secretário de Transparência Pública e ouvidor geral do MunicÃpio, Lucas Henriques de Melo, destacou que âO ouvidor representa a voz do cidadão para os gestores e os tomadores de decisão. São pessoas qualificadas para acolher. Isso impacta positivamente o serviço prestado. Mais do que demandas quantitativas, focamos nosso trabalho em respostas qualitativasâ, explica.
Respaldada pela própria experiência, a ouvidora, Alcilene Figueiredo, elenca os atributos indispensáveis a uma boa atuação. âExiste um perfil caracterÃstico à categoria. As manifestações das pessoas são a nossa razão de existir enquanto setor. Saber ouvi-las e encaminhá-las adequadamente exige boa capacidade de articulação, de comunicação e de resolutividadeâ, avalia.
Ouvidoria â Os usuários ainda dispõem de atendimento presencial, e-mail (ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br) e WhatsApp (98841-9383) para o encaminhamento de denúncias, sugestões e também elogios ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal. A Ouvidoria Geral fica localizada no Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70 / 1º andar â Centro. Telefone: 3218-6167.